O Secretariado Nacional de Pastoral Social da Colômbia deplorou o assassinato de um catequista e um docente perpetrado por um grupo armado no departamento da Arauca faz uns dias.

No texto assinado por Dom Héctor Fabio Henao Gaviria, Diretor do Secretariado Nacional de Pastoral Social, este organismo expressa seu "profundo rechaço pelo assassinato" há uns poucos dias do "professor Jorge Humberto Echeverri Garro, de 40 anos de idade, em Colonos, departamento de Arauca, Município Arauquita".

O comunicado precisa que "o docente se encontrava participando de uma reunião de Pastoral Social desde um dos projetos adiantados pela Igreja na zona para o fortalecimento comunitário, em convênio com a Cáritas da Alemanha. Durante a reunião, um grupo guerrilheiro cercou o centro povoado, chegou até o sítio da reunião e procedeu a interromper o trabalho pastoral. Este grupo armado levou e assassinou o docente sem dar explicação alguma".

Por essa razão, "o Secretariado Nacional de Pastoral Social expressa sua grande preocupação pela persistência do envolvimento da sociedade civil no conflito armado, afetando também os espaços humanitários e neutros que abre à Igreja Católica nesta zona e em todo país".

Depois de exortar os grupos armados a respeitarem "o espaço humanitário e não envolva a população civil no conflito, garantindo os direitos humanos da população civil", o comunicado reitera que "com fé renovada, a Igreja continuará em seu compromisso com a construção da paz na Colômbia, acompanhando e fortalecendo às pessoas mais vulneráveis e afetadas pelo conflito armado que se vive no país, lutando pela dignidade de todo ser humano, para fazer da Colômbia uma terra de paz"..