O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, pediu ao término de sua homilia da multitudinária Eucaristia do Corpus Christi pela reconciliação no país, especialmente na zona da selva depois dos enfrentamentos de faz uns dias que cobraram a vida de 24 policiais e 10 nativos.

Em sua homilia, o Cardeal assinalou que "no interior de cada pessoa há uma luta diária entre esse bem da vida de Cristo e o mal da vida do pecado. Dessa luta, brota a alegria, a paz, a justiça, a unidade, o carinho, a família e os filhos; ou, brota a violência, a mentira, o ódio, o abuso e essa primeira fratura vai contra a Eucaristia".

Nesse sentido, afirmou que "a pessoa eucarística é semeadora de paz, de gozo, de alegria, de unidade, de amor à família e de amor à vida, é um semeador de Cristo".

"Quando pensamos em nossos irmãos das alturas do sul andino que passam esta terrível época da friagem (geadas) ou quando contemplamos essa variedade infinita de peruanos da selva, da serra e da costa. O que quer dizer Eucaristia para todos eles? Quer dizer sacramento de união em Cristo; e, esse Cristo pede a todos que sejamos semeadores de paz, de veracidade e de reconciliação".

Finalmente o Cardeal exclamou: "fica conosco, Jesus!, entrega-te a nós e dá-nos o pão que nos alimenta para a vida eterna. Livra este mundo do veneno do mal, da violência e o ódio que poluem as consciências".

De outro lado, o Arcebispo de Lima criticou em seu programa radial Diálogos de Fé a manipulação dos fatos de violência na selva peruana por parte de alguns políticos e explicou que "a força política perde sua garantia moral, se não tem um conteúdo mais ético. Acredito que faz falta uma maior cota de honradez no exercício da política. Mais honradez, mais verdade, mais respeito, procurem modos mais racionais, mas não nos deixemos levar por insultos, violência, paradas, incêndios, ameaças".

Depois de lhe pedir a Deus "para que no mais curto prazo volte a calma e a tranqüilidade para avançar no progresso de todo o país como família", o Cardeal Cipriani advertiu que "vimos com verdadeira preocupação como as vantagens políticas estão por cima de resolver os problemas. Isto não é um bom sinal para o país".

"Não se pode aproveitar a realidade de uma situação extremamente sensível para que um grupo crie situações completamente alheias à verdade. Estão procurando somente seus votos, deixando de lado a verdadeira preocupação de resolver os problemas", questionou.