As Comissões Episcopais de Comunicação da Espanha e Portugal emitiram um comunicado no qual exortam aos meios a dar mais espaço a Deus, respeitando o direito dos católicos a “mostrar sua visão cristã da vida”.

“Muitos (meios) querem relegar a dimensão religiosa ao âmbito privado, sem deixar espaço para Deus na opinião pública”, expressaram os bispos depois do encontro sobre “A comunicação social entre a laicidade e o laicismo: possibilidades e obstáculos”, realizado em Braga (Portugal).

Por isso, os prelados reclamaram “o direito dos católicos a mostrar sua visão cristã da vida, sem complexos e com respeito à pluralidade de expressões existentes”. O texto assinalou que existe “um secularismo crescente na sociedade atual, que lança suspeitas sobre toda presença do fato religioso cristão no espaço público, do qual os meios de comunicação são o principal expoente”.

Os bispos afirmaram que os meios de comunicação são “dons que Deus concede à pessoa humana” para que construa “uma sociedade livre, pacífica e democrática”.

Do mesmo modo, depois de exortar aos católicos a usar os meios de comunicação “ao serviço da missão da Igreja”, chamaram os pais de família e educadores a formar às novas gerações para que sejam críticos e amadurecidos ao momento de utilizar as novas tecnologias.