O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que preside o Cardeal Walter Kasper, informou que tudo está preparado para a chegada, nesta sexta-feira, do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomé I,  que no marco de uma visita de dois dias receberá do Papa João Paulo II as relíquias de São João Crisóstomo e de São Gregório Nacianceno, bispos e doutores da Igreja.

Conforme informa o Dicastério o Patriarca esteve com o Santo Padre em 29 de junho deste ano em Roma e convidou João Paulo II a Istambul. Bartolomé I  pediu ao Pontífice se as relíquias dos santos que se encontram na basílica vaticano podiam retornar à Sé de Constantinopla.

Ao encontro seguiu um intercâmbio de correspondência cujo resultado é a visita desta semana. “A entrega das relíquias –prossegue o comunicado- é um sinal profundo que alenta a percorrer o caminho da unidade: Os restos mortais dos dois santos patriarcas de Constantinopla que trabalharam por proteger a unidade entre o Oriente e Ocidente, venerados em sua terra de origem, acolhidos com grande honra na Igreja de Roma, que durante muitos séculos os conservou e venerou com amor, encaminham-se de novo para o Oriente, graças a um gesto de compartilhar espiritual que nutre e fortifica a comunhão entre a Sé de Roma e de Constantinopla”.

João Paulo II pediu que as relíquias fossem colocadas em duas urnas de cristal custodiadas em dois relicários de alabastro. Quando chegarem a Istambul serão depositadas em uma capela do patriarcado e na festividade de Santo André se instalarão definitivamente na igreja patriarcal de São Jorge.

Na volta a Istambul para celebrar a festa  (30 de novembro), padroeiro do patriarcado ecumênico, Bartolomé I estará acompanhado por uma delegação da Santa Sé da que formam parte o Cardeal Walter Kasper,  Dom Brian Farrel, Secretário do mesmo dicasterio, o Arcebispo Edmond Farhat, Núncio apostólico na Turquia e Dom Johan J. Bonny.