O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, destacou o trabalho educador que realiza a família salesiana em diferentes parte do mundo e alentou a seguir o exemplo de seu fundador São João Bosco, de quem prontamente se celebrará o bicentenário do seu nascimento.

“O espírito de Dom Bosco se encarnou em milhares de seus filhos e filhas que decidiram continuar ocupando-se dos menores, através de diversos ramos da família salesiana”, afirmou o Cardeal durante a Missa celebrada nas Catacumbas romanas de São Calixto, custodiadas pelos salesianos, com motivo da peregrinação das relíquias do santo.

Segundo Rádio Vaticana, o Cardeal Bertone destacou esta dedicação aos jovens e sublinhou ademais que Dom Bosco, movido pelo Espírito Santo, abriu de maneira extraordinária suas portas para acolher aos jovens mais abandonados e ameaçados, envolvendo os seus companheiros, cada vez mais numerosos, na realização de um sonho, que se revelou frutífero no tempo.
“A urna de Dom Bosco visita este complexo calixtano para confirmar a dedicação e o sacrifício de todos aqueles que ao longo dos anos passaram por ali, para renovar em todos, jovens e anciões, o entusiasmo juvenil, para animar o compromisso incansável pela educação dos jovens e para nos impulsionar cada vez mais a ocupar-nos da sociedade de hoje”, afirmou o Cardeal.

As relíquias do fundador dos salesianos iniciaram seu percurso em Roma, de onde partirão para diversas cidades ao redor do mundo.