O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, celebrará uma Missa de ação de graças pela peruana Teresa da Cruz Candamo Álvarez Calderón, fundadora da Congregação das Canonesas da Cruz, quem foi declarada venerável pelo Papa Bento XVI, no dia 3 de abril.

A Eucaristia se realizará na Basílica Catedral de Lima às 6:00 p.m.; e contará com a presença de religiosas da congregação, assim como de delegações de estudantes e fiéis em geral.

O passo a seguir para sua beatificação é “o reconhecimento de que Deus realize um milagre por sua intercessão e que não possa ser explicável do ponto de vista científico; e quem recebe o milagre deve ficar totalmente restabelecido da enfermidade em questão; e, o efeito do milagre deve ser definitivo”.

Biografia de Teresa da Cruz

Teresa da Cruz Candamo Álvarez Calderón nasceu em Lima em 19 de Agosto de 1875. Em 1903, seu pai, Manuel Candamo, foi eleito Presidente da República, mas faleceu em pleno exercício da presidência do Peru. Como resultado disto teve que viajar a Europa com sua família onde descobriu sua vocação à vida religiosa.

Em 1906 conheceu o Papa Pio X em Roma; e em 1919, fundou a Congregação das Canonesas da Cruz em Lima, convertendo-se na segunda congregação de religiosas fundada no Peru. Faleceu na capital peruana em 1953.

Seus restos permanecem em seu oratório na capital de Lima, perto do Estádio Nacional.