Na Jornada de Reflexão para a Educação Superior no Chile, o Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, assinalou aos acadêmicos, funcionários e estudantes reunidos que a pastoral universitária “não é só um diálogo de peritos da academia, mas é sobre tudo um encontro pessoal com  Jesus Cristo em meio da cultura”.

A jornada se realizou na Sede Alameda da fundação acadêmica da Pontifícia Universidade Católica do Chile com mais 200 estudantes provenientes de 30 instituições de educação superior; e teve como lema “Um Novo Pentecostes para a Educação Superior”.

Em sua intervenção, o Cardeal ressaltou que “o trabalho pastoral na educação superior, deve ser entendido como a ação dos fiéis que desejam iluminar as buscas que se dão nela”.

“De fato, as diversas ciências e profissões que ali se estudam, junto aos desejos dos jovens de ter um futuro profissional ou uma compreensão racional da vida se desenvolvem muitas vezes, por desgraça, sem transcender ao outro horizonte ou nível de sentido”, observou.

O Cardeal Errázuriz delineou a pastoral universitária não só como “um diálogo de peritos da academia sobre conteúdos teológicos, mas além e sobre tudo, um encontro pessoal com Jesus Cristo em meio à cultura; que se vive nos pátios, no bairro e na sala-de-aula junto com o trabalho acadêmico de dialogo com a cultura e a preparação das pessoas capazes de um juízo racional e critico”.

O evento finalizou com uma Eucaristia presidida por Dom Andrés Arteaga, Bispo Auxiliar do Santiago e Vice Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica do Chile.