A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), apresentou dois livros sobre o recente Concílio Plenário da Venezuela, que recolhem os textos, conclusões e normativas de aplicação vinculadas aos documentos de dito evento.

A agência Fides informou que um dos livros se titula “Igreja em missão orientação e normas conciliares”, escrito por Dom Ramón Ovidio Pérez, promotor e recentemente designado pela CEV, presidente do Comitê de Aplicação.

Conforme explicou, a obra serve “para o conhecimento, estudo e posta em prática do Concílio” e “será de grande utilidade em nosso país para a Missão Continental”. “O Concílio –afirmou-, permitiu a nossa Igreja identificar suas luzes e sombras e, à luz da Palavra de Deus e o magistério da Igreja, formular aquelas estratégias, orientações pastorais e normas que facilitem renovar-se a si mesma e renovar a sociedade”.

Por sua parte, o Bispo de Ciudad Guayana, D. Mariano José Parra Sandoval, indicou durante a apresentação que “o objetivo fundamental do Concílio é colocar em movimento tanto a Igreja como a comunidade em geral com a pastoral na vida diária, nas comunidades, bairros e paróquias”.

Fides recordou que “os católicos venezuelanos iniciaram deliberações no ano 2000, no marco do V Centenário da Evangelização na América. Depois de seis anos concluíram 16 documentos conciliares de linhas pastorais, que foram promulgados no dia 7 de Outubro de 2006”.