Em declarações a uma emissora de radio local, o bispo da igreja anglicana episcopal do Peru, William Godfrey, lamentou o escândalo protagonizado por Alberto Cutié e questionou seu rápido ingresso como pregador à igreja episcopaliana.

Godfrey declarou à Radio Programas do Peru (RPP) que para que um sacerdote mude de igreja, deve passar por todo um processo de adaptação que neste caso se omitiu.

"Há todo um processo de adaptação antes de simplesmente pô-lo à frente de uma congregação e, à parte, não é como trocar-se de camiseta e tudo fica bem, eu acredito que é muito precipitado deixá-lo pregar este domingo, dada as circunstâncias  teria sido mais prudente e cauteloso esperar que todo o escândalo passe", indicou.

Do mesmo modo, considerou "muito triste que um sacerdote com tantos dons e com tanta influência, que representou ao evangelho da maneira como ele o fez, é muito lamentável que isto não tenha passado de forma mais discreta, mas ele tem que tomar suas decisões. Eu não sou digno de julgar ou criticar, mas ele feriu muitas pessoas que o tinham como exemplo".

"Acredito que cada pessoa tem que atuar segundo sua consciência, é uma decisão pessoal, mas eu acredito que é muito lamentável que tenha passado desta maneira porque passar de uma comunhão a outra pode causar problemas entre as duas Igrejas", adicionou e disse compreender o mal-estar do Arcebispo de Miami, Dom John Favalora, perante a atitude do Cutié de anunciar seu ingresso à igreja episcopaliana sem ter informado sua decisão aos seus superiores.