O Arcebispo da Guatemala, Cardeal Rodolfo Quezada Toruño, na Festa do domingo de Pentecostes, criticou “a politização que alguns setores fazem” da violência e o flagelo; e assinalou que “a Guatemala está muito necessitada de paz”.

Conforme assinala a nota de imprensa, em sua mensagem logo depois da Missa celebrada na Catedral Metropolitana, o Cardeal recordou que “a Igreja Católica não deve politizar-se”; ao fazer referência a alguns campos pagos que foram publicados em dois meios escritos locais, onde um advogado convidou a participar de uma missa de rogativa por uma justiça pronta e cumprida.

Do mesmo modo, o Card. Quezada evocou o velório de três meninas assassinadas no sábado pela tarde, no qual “não havia nenhuma pessoa ‘de camisa branca’”, em alusão aos quem têm participado das últimas semanas nas manifestações para exigir justiça e o fim da violência no país.

“No velório na comunidade de Chicamán, havia toda classe de gente, pobres, ricos, indígenas e não indígenas, unidos por uma causa não politizada, todos inclinados ante a violência que impera no país”, adicionou.