O Arcebispo metropolitano do Santo Domingo (República Dominicana), Card. Nicolás de Jesus López Rodríguez emitiu uma mensagem em ocasião do Dia das Mães celebrado no domingo do Pentecostes, no qual felicitou às mães que honraram seu ser feminino aceitando o dom maravilhoso da maternidade”; em contraposição à lei do aborto aprovada no país.

Em sua mensagem, lida nas 250 paróquias da Arquidiocese do Santo Domingo, o Cardeal assinalou que “em nosso povo encontramos grandes mulheres em todos os níveis que vivem orgulhosas de sua condição feminina”.

“Eu as conheci e tratei com elas nos quase 50 anos de meu ministério sacerdotal e episcopal, e entre elas há pessoas de grande prestígio intelectual, empresarias, funcionárias e empregadas públicas e privadas, e abnegadas amas de casa”, acrescentou.

O Arcebispo de Santo Domingo, assinalou também que “nos campos dominicanos há uma legião de mulheres muito singelas mas admiráveis pela forma em que se abriram à vida e se dedicaram com grandes sacrifícios e privações para educar os seus filhos e filhas”.

“O mesmo pode dizer-se dos bairros das grandes cidades, onde é admirável a virtude, a capacidade de resistência, a fidelidade ao trabalho, o amor à família e a piedade que pode encontrar-se em tantas mães em meio à pobreza e precárias condições de vida”, adicionou.

Do mesmo modo, em todas as paróquias, ao finalizar a Missa, se mencionou um listrado com os nomes de todos os legisladores que aprovaram a lei do aborto no país. Os sacerdotes e fiéis, “guardaram um minuto de silêncio por cada um deles e suas famílias, e oraram para que reflitam em sua decisão”.

Da mesma maneira, fizeram-se orações pelas crianças que por qualquer razão natural não puderam nascer; e pelos quais seus pais ou mães não lhes permitiram viver porque se fizeram um aborto.