Mais de 500 mil fiéis se reuniram esta segunda-feira na cidade de San Nicolás (Argentina) para celebrar a coroação canônica da imagem da Virgem do Rosário de mãos do Bispo local, Dom Héctor Sabatino Cardelli.

Conforme informa AICA, Dom Cardelli coroou as imagens às 4:29 p.m. de ontem, logo depois de uma multitudinária "procissão pelos arredores do ‘campinho da Virgem’, onde se celebrou a Eucaristia".

Dom Cardelli, indica a nota, colocou "as coroas de prata e ouro, confeccionadas pelo ourives Juan Carlos Pallarols com doações dos devotos, sobre a imagem da Virgem e também do menino Jesus que leva em seus braços"; e pediu "à María, Mãe de Deus, que cubra sob seu manto as esperanças e insônias de todos os argentinos".

O ourives assinalou que "trabalhou 14 meses nas coroas, duas peças de prata com incrustações de ouro, confeccionadas graças às doações de medalhas, anéis e outras jóias feitas pelos devotos, e logo fundidas em um lingote que recebeu a bênção do Papa Bento XVI".

Do mesmo modo, o artista revelou que "a Virgem de San Nicolás pediu em uma de suas últimas mensagens que lhe pusessem uma coroa, mas esclareceu que será 'posta pelo povo', por isso o bispo me encarregou de levá-la por todo o país".

"Nesta tarefa de esculpir as coroas, foram mais de 600 mil as pessoas que deram um golpe de martelo sobre cinzéis de aço, para ir as moldando", adiciona.

A imagem da María do Rosário foi benta em Roma em 1884 pelo Papa Leão XIII, enquanto o rosário que leva recebeu a bênção do Juan Pablo II. À pedido do Dom Cardelli, Bento XVI fez o próprio com as cruzes que integrarão as coroas que levarão a Virgem e o Menino.