Ao finalizar a Eucaristia que presidiu na Plaza Miranda, que desde hoje leva o nome do Pontífice, o Papa Bento XVI dirigiu a oração do Regina Coeli. Antes da oração ressaltou que “é fundamental cultivar uma autêntica vida de oração para assegurar o progresso social da paz” que é sempre “um dom de Deus”.

Em suas palavras iniciais antes da oração Mariana, o Papa exclamou: “Quanta necessidade tem a comunidade cristã e a humanidade inteira de saborear plenamente a riqueza e a potência da paz de Cristo! São Bento foi dela um grande testemunho porque a acolheu em sua existência e a fez frutificar em obras de autêntica renovação cultural e espiritual”.

Depois de recordar logo sua recente viagem a Terra Santa aonde “me fiz peregrino de paz” e agora na terra de São Bento “me é dada a ocasião para sublinhar, uma vez mais, que a paz é em primeiro lugar um dom de Deus, e, portanto sua força está na oração”, Bento XVI ressaltou que este dom “foi crédulo ao esforço humano. Também a energia para vivê-lo pode ser obtida da oração” porque “é fundamental cultivar uma autêntica vida de oração para assegurar o progresso social da paz”.

“Só aprendendo, com a graça de Cristo, a combater e vencer o mal dentro de um e nas relações com os outros, se chega a ser construtores de paz e de progresso civil. A Virgem María, Rainha da Paz, ajude a todos os cristãos, nas diversas vocações e situações de vida, a ser testemunho da paz, que Cristo nos doou e nos deixou como esforçada missão que devemos realizar em todo lugar”.

Finalmente e antes de iniciar a oração, o Santo Padre recordou que “neste domingo, no qual se celebra a Jornada das Comunicações Sociais, com fé invocamos a María Auxiliadora com a oração do Regina Coeli”.