Arquidiocese de Cochabamba (Bolívia) emitiu um enérgico comunicado no qual condenou as agressões verbais e as ameaças que sofreu há alguns dias o Arcebispo desta cidade, Dom Tito Solari, quem procurou o diálogo com um grupo de manifestantes que o insultaram e tentaram amedrontá-lo publicamente.

No comunicado se precisa que "a Arquidiocese de Cochabamba, inteirada pela imprensa de 17 de maio, sente-se consternada e afetada em sua dignidade pelas agressões dirigidas ao Senhor Arcebispo, Dom Tito Solari Cappellari, ocorridas na manhã do passado domingo 10 de maio na Praça Principal 14 de setembro, em horas da manhã por um grupo de aproximadamente 150 pessoas".

"Os insultos com palavras irrepetíveis, com qualificativos alusivos à procedência do senhor Arcebispo e à opção e vida mancham a dignidade de toda pessoa", precisa.

O comunicado assinala além disto "este ato chegou ao cúmulo da irracionalidade pela ameaças de linchamento à primeira autoridade religiosa de nossa Arquidiocese. Isto é inadmissível desde todo ponto de vista, por isso repudiamos taxativamente este tipo de ações. Além disso, evocamos a que ponham ordem em atos desta natureza que disseminam a ilegalidade, violência e insegurança cidadã e põe em risco a propriedade privada".

Seguidamente o comunicado da Arquidiocese explica que "como Igreja Católica –obedecendo a sua mesma natureza– procuramos e promovemos o diálogo, a justiça, a verdade e os direitos da pessoa e o bem comum".

"Dom Tito Solari, homem que comprometeu sua integridade física por promover diálogos, aproximações entre partes encontradas, homem comprometido com seu Povo agora é motivo de tanta infâmia", denunciam.

Finalmente o texto assegura que "com firmeza expressamos nossa profunda solidariedade, proximidade e apreciação ao nosso pastor, em oração e também em comunhão humana e espiritual".