O Núncio Apostólico de Israel e Delegado Apostólico em Jerusalém e Palestina, Dom Antonio Franco, assinalou que depois da visita de Bento XVI realizada na semana passada "sentiu-se o coração do Papa próximo à realidade de Terra Santa e todos os cristãos vivemos isto de modo maravilhoso".

Em declarações à agência italiana SIR e depois de assinalar que o balanço da viagem é "extremamente positivo", o Núncio comentou que "o Papa deixou lembranças muito belas em Terra Santa, dias vividos intensamente, já seja nos momentos nos que houve um pouco de tensão ou naqueles em que houve grande participação e comoção espiritual, mais relaxados e serenos".

Dom Franco considerou que "Bento XVI viveu todas as realidades de Terra Santa, e o fez genuinamente na realidade do que se vive dia a dia. Viveu a fadiga, as dificuldades e as tensões de Jerusalém, o clima mais distendido em Belém e logo em Nazaré em um clima familiar".

"Certamente –concluiu o Prelado– caíram muitas reações e dificuldades presentes na véspera (da viagem), se criou um clima de comunicação profunda, no qual apesar de que não houve um encontro pessoal com cada um. Mas nós sentimos o coração do Papa próximo à realidade de Terra Santa e todos os cristãos vivemos isto de modo maravilhoso”.