Depois de uma incessante e abundante série de declarações, cartas e tentativas de muitos católicos defensores da vida, incluindo 70 bispos dos Estados Unidos e um nutrido grupo de estudantes da Universidade católica do Notre Dame, neste domingo esta universidade lhe outorgou ao Presidente Barack Obama, conhecido por sua clara postura abortista, um Doutorado Honoris Causa em Direito.

Esta série de protestas teve seu auge com a concentração na mencionada universidade de uns três mil estudantes católicos que expressaram claramente sua oposição a esta distinção e ressaltaram que "a verdadeira Notre Dame está comprometida com a santidade da vida".

Com esta manifestação, estes católicos de Notre Dame expressaram claramente sua oposição às políticas abortistas do mandatário americano que se iniciaram, desde que é Presidente, quando ao dia seguinte da sua chegada ao poder ele reverteu a política da Cidade do México decidindo assim destinar recursos federais à promoção do aborto no mundo.

Bastante ignorados pelos meios seculares, durante o discurso de Obama uma centena de estudantes presentes no evento levavam cruzes amarelas com pequenos pés desenhados nelas, em clara alusão à defesa do não nascido. Estes estudantes permaneceram sentados, em sinal de protesta, quando o Presidente recebeu o doutorado e nas distintas ocasiões em que Obama foi ovacionado.

Do mesmo modo, durante o discurso da Obama, 4 ativistas pró-vida foram removidos pela segurança do Presidente depois de recordar com gritos aos presentes: "deixem de matar bebês" e "o aborto é um assassinato".