O Papa Bento XVI recebeu aos bispos da Conferência Episcopal Peruana que acabam de realizar sua visita "ad limina", pediu-lhes relançar o espírito missionário e trabalhar pela unidade de toda a Igreja.
Ao começar seu discurso, falou da unidade de toda a Igreja, que "nunca se vê definitivamente obtida e que se deve construir e aperfeiçoar incessantemente, sem render-se ante as dificuldades objetivas e subjetivas, com o propósito de mostrar o verdadeiro rosto da Igreja Católica, una e única".

Depois de destacar que "a unidade autêntica na Igreja é sempre fonte inesgotável de espírito evangelizador", manifestou sua alegria porque tinham acolhido em seus programas pastorais "o impulso missionário promovido pela V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, celebrada em Aparecida, e especialmente a 'Missão continental', com vistas a que cada fiel aspire à santidade tratando pessoalmente com o Senhor Jesus, amando-o com perseverança e conformando a própria vida com os critérios evangélicos, de modo que se criem comunidades eclesiásticas de intensa vida cristã".

"Trata-se de relançar o espírito missionário, não por temor ao futuro, mas sim porque a Igreja é uma realidade dinâmica e o verdadeiro discípulo do Jesus Cristo goza transmitindo gratuitamente a outros a sua divina Palavra e compartilhando com eles o amor que brota do seu lado aberto na cruz", indicou.

Bento XVI exortou os prelados a "convocarem todas as forças vivas de suas dioceses, para que caminhem desde Cristo irradiando sempre a luz do seu rosto, em particular aos irmãos que, talvez por sentir-se pouco valorizados ou não suficientemente atendidos em suas necessidades espirituais e materiais, procuram em outras experiências religiosas respostas às suas inquietudes".

"A assídua visita pastoral às comunidades eclesiásticas -também às mais afastadas e humildes-, a oração prolongada, a esmerada preparação da predicação, sua paterna atenção aos sacerdotes, às famílias, aos jovens, aos catequistas e demais agentes de pastoral, são a melhor forma de semear em todos o ardente desejo de ser mensageiros da Boa Notícia da salvação, abrindo-lhes ao mesmo tempo as portas do coração daqueles que lhes rodeiam, sobre tudo dos doentes e os mais necessitados", acrescentou.

Também destacou a "benéfica presença de abnegados membros da vida consagrada" no Peru. Neste sentido, pediu aos bispos que lhes seguissem "acompanhando e animando fraternalmente para que, vivendo com fidelidade os conselhos evangélicos segundo o próprio carisma, continuem dando um vigoroso testemunho de amor a Deus, de adesão inquebrável ao Magistério da Igreja e de colaboração solícita com os planos pastorais diocesanos".