O Arcebispado do México emitiu um breve comunicado no que felicita aos professores em seu dia, "consciente do histórico e importante papel que desenvolveram e ainda desempenham no bem-estar de nossa pátria" e os alenta a "promoverem autênticos valores" através da educação.

No texto publicado pelo Serviço Informativo da Arquidiocese do México (SIAME) se afirma que "são incontáveis as gerações de alunos e professores que se dedicaram a nobre tarefa do ensino, de cuja desinteressada entrega ainda dependem outros aspectos básicos para alcançar uma plena justiça social".

"O magistério ainda se esforça por elevar o nível cultural e educativo dos cidadãos, ferramentas indispensáveis para avançar em um mundo cambiante que exige uma cada vez maior competitividade, aspecto relevante e que não deve tornar-se menos significativo nas vésperas dos festejos do Bicentenário de nossa Independência e o Centenário da Revolução Mexicana".

A nota assinala que "exortando ao magistério a continuar no exercício desta nobre tarefa e a promover autênticos valores que só enriquecem o perfil de nossa cultura e civilidade, o cardeal Norberto Rivera Carrera se une ao júbilo por esta festividade ao tempo que pede às autoridades que não deixem de apoiar ao sistema educativo do México, do qual dependem a solução de outros problemas prioritários de nossa Pátria". Por isso, "fazemos uma chamada a todos os partidos políticos, administrações públicas e setores sociais para que se produza uma mudança de rumo, que permita o estabelecimento de uma autêntica Política Familiar na Espanha".