Com ocasião de celebrar um novo aniversário da Constituição Dogmática sobre a Sagrada Liturgia do Concílio Vaticano II “Sacrosantum Concilium”, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos estudará o “Martyrologium Romanum: Teologia, liturgia, santidade”.

O Dicastério que preside o Cardeal Francis Arinze assumiu a tarefa de promover todos os anos  em 4 de dezembro, jornadas para aprofundar sobre temas de interesse litúrgico.

Este ano, a jornada acontecerá na Sala dos Cem Dias do Palácio da Chancelaria, em Roma, e estará dedicada ao Martirologio –o elenco dos atuais Santos- para comemorar a publicação da segunda edição desse texto.

“O Martyrologium -lê-se em um comunicado da congregação- é um livro carregado de história e de grande interesse eclesiástico, onde se expressa completamente  o sentido da atenção particular e renovada que a Igreja, de forma especial no pontificado de João Paulo II, dedica hoje ao culto dos santos”.

Na jornada, que será iniciada com as palavras do Cardeal Arinze, serão oferecidas reflexões teológicas e litúrgicas fundamentais, assim como  uma série de contribuições no campo da hagiografia. Com motivo do aniversário se expor  também códices manuscritos de inapreciável valor e célebres edições impressas do livro litúrgico, graças à concessão da Biblioteca Apostólica Vaticano.