A associação E-Cristians emitiu um comunicado no que exigiu ao deputado do Parlamento Europeu, Raül Romeva, que retifique suas declarações contra o Papa Bento XVI quem explicou que a AIDS não se combate com preservativos a não ser humanizando a sexualidade. “Em caso contrário –precisaram– interporá a correspondente denuncia por sua Católico-Fobia”.

Segundo precisa o comunicado, a associação espanhola manifestou sua “repulsa às declarações feitas em TV3 em dia passado 8 de maio pelo deputado Raül Romeva que qualificava de ‘ato criminal’ as declarações do Papa sobre o preservativo com motivo de sua viagem a África”.
“Queremos recordar que do ponto de vista da doutrina o Papa reiterou a posição bem conhecida da Igreja Católica neste sentido, que situa o acento na humanização das relações sexuais, a abstinência e a fidelidade nas relações”, adicionam.

Ante isso, E-Cristinas precisou que “acusar de ‘ato criminal’ ao Papa é uma brutalidade geradora de ódio, é uma prática católico-fóbica que o IC-V empreendeu e atenta contra o mais elementar respeito de liberdade de opinião e de liberdade religiosa”.

“A linguagem brutal do deputado Raül Romeva contra o Papa contrasta com o silêncio que assume atos diretamente criminosos promovidos desde os intolerantes de outras crenças”, acrescentam.
Por tal razão, E-Cristians “requererá ao Sr. Raül Romeva para que retifique, e em caso contrário interporá a correspondente denuncia por sua Católico-Fobia”.