A peça de teatro titulada "Clara e Daniel" é um projeto promovido pela companhia de Teatro do Azar, que informou que o objetivo da montagem "é proporcionar ao professorado uma ferramenta singela e prática que lhe permita trabalhar o tema da orientação sexual na sala de aula" e a diversidade familiar.

Imaculada López, porta-voz da Segovia Educa em Liberdade, explicou que os personagens da obra "são Clara, uma menina de 9 anos de idade que tem duas mamães, e Dani, que em realidade se chama Daniela mas que gosta das coisas de meninos".

López assinalou que os pais afetados se mostraram surpreendidos pelo conteúdo da obra. "Quando se forma em um colégio informação sobre peças de teatro infantis, normalmente se interpreta que seu conteúdo não será controvertido, coisa que neste caso não aconteceu. No sucessivo todos os colégios -e os pais- temos que vigiar especialmente estas atividades escolares", indicou a porta-voz.

Do mesmo modo, disse que é provável que a matéria do EpC que se implantará no primário a partir de setembro irá por esta linha porque a disciplina se centra virtualmente na educação afetiva e emocional dos alunos. "Não esqueçamos que Pedro Zerolo declarou que EpC era um passo de gigante nas reivindicações dos ativistas gays e lésbicas", assinalou.