Depois de celebrar a Eucaristia em privado na Nunciatura Apostólica de Ammán, o Papa Bento XVI se dirigiu ao aeroporto internacional Queen Alia para a cerimônia de despedida aonde animou a cristãos e  muçulmanos a "construir sobre sólidos fundamentos a tolerância religiosa".

Depois de agradecer ao Rei Abdalá II da Jordânia por sua hospitalidade, assim como a todos os que têm feito possível esta visita, o Santo Padre destacou que a vivencia da tolerância religiosa "permite aos membros das distintas comunidades viver juntos em paz e respeitando-se mutuamente".

Seguidamente explicou que o Rei "foi muito ativo na promoção do diálogo inter-religioso e seu compromisso neste sentido é muito apreciado. Além disso, agradeço a particular consideração que mostra à comunidade cristã no Jordânia".

"Este espírito de abertura não só ajuda aos membros das diversas comunidades étnicas neste país a viver juntos em paz e concórdia, mas sim também contribuiu às iniciativas políticas clarividentes da Jordânia para construir a paz em todo Meio Oriente", ressaltou.

Terminado o discurso, o Santo Padre se embarcou rumo à Tel Aviv, aonde chegou depois de meia hora de vôo.