Diversos movimentos e associações cristãs da Índia se opuseram aosdistintos e falsos anúncios na internet dos partidos nacionalistas hindus queatacam aos cristãos e outras minorias religiosas do país para favorecer suaposição em vistas das próximas eleições.

Segundoprecisa a agência vaticana Fides, a campanha anti-católica dos extremistashindus faz perguntas como “Você quer que a Índia seja convertida em uma naçãocristã? Quer que os hindus sejam totalmente marginados? Se não o quiser, votepelos movimentos que defendem à Índia como nação hindu”.

Osnacionalistas hindus “acusam a Sonia Gandhi, líder do Partido do Congresso, derealizar uma ‘agenda escondida’ com a tentativa de discriminar aos hindus, e de‘tomar ordens do Papa’”.

“Além disto,se acusa a todos os cristãos, suas escolas e suas instituições, de operarconversões com enganos, fraude ou dinheiro, aproveitando-se sobre tudo dasfranjas de população mais pobres e menos instruídas”, adiciona.

Osmovimentos cristãos contra esta campanha, como o Christian Secular Forum, assinalam que esta “responde exatamente àideologia radical, cheia de ódio e falsidade, que em um passado recente acendeuânimos e causado o massacre de cristãos em Orissa, assim como de muçulmanos emGujarat”.

“AIgreja Católica destacou que o voto é um ‘dever sagrado de todo cidadão’, umexercício de consciência útil para construir um país melhor, no qual reine aharmonia, a paz e a fraternidade. Os movimentos integristas hindus autoresdesta campanha atentam precisamente contra esta idéia de nação, em que prima ademocracia, a tutela dos direitos humanos, o respeito pela liberdade deconsciência e de religião”, acrescenta Fides.