Oporta-voz da Conferência Episcopal da Índia, Pe. Babu Joseph, expressou apreocupação dos bispos de uma possível “talibanização hindu” do país de dar umavitória ao partido nacionalista hindu "Bharatiya Janata Party" (BJP).

Conformeinformou à agência Fides, o sacerdote disse que se poderia dar um cenáriosimilar ao que acontece no Paquistão, mas de corte hinduísta radical queprocuraria destruir a laicidade e o pluralismo, transformando a Índia em umanação onde só se aceite a religião hindu.

O Pe.Babu recordou que quando o BJP esteve no Governo começou a modificar aConstituição e tratou de limitar, se não de eliminar, os direitos das minoriasculturais e religiosas. “Se aqueles direitos e aquelas conquistas fossem postasem tela de julgamento, muitas instituições como escolas e hospitais quepertencem à Igreja Católica poderiam ver-se obrigados a fechar”, expressou.

Depoisde recordar os ataques contra cristãos no estado de Orissa, o sacerdoteexplicou que a difusão e obra dos grupos extremistas hindus pode ser comparadaspor extensão e agressividade com a dos talibãs no Paquistão. O Pe. Joseph pediuao Governo frear este tipo de ações e proteger aos cidadãos sem importar a féque professem ou a comunidade a que pertençam.

“A partesã das comunidades religiosas –afirmou-, está trabalhando pela reconciliação ea paz: fiéis hindus e cristãos estão trabalhando ombro a ombro pelareconstrução de casas e Igrejas destruídas pela fúria dos militantes radicais,e este espírito faz esperar bons resultados”.