Ao receber este meio-dia (hora de Roma) aos membros da “Papal Foundation”, o Papa Bento XVI nos fez um chamado a “unir-se a mim em oração por todos os povos em Terra Santa e por esta região, para que possam receber os dons da reconciliação, a esperança e a paz”.

 

Ao iniciar sua saudação, o Santo Padre recordou que “São Paulo nos recorda como toda a raça humana roga Deus pela graça da paz”.

 

“Em apenas alguns dias, terei o privilégio de visitar a Terra Santa. Vou como peregrino de paz. Como bem sabem, por mais de 60 anos, esta região  –a terra do nascimento de Nosso Senhor, sua morte e Ressurreição, um lugar sagrado para as três maiores religiões monoteístas do mundo– esteve infestada pela violência e a injustiça. Isto levou a uma atmosfera geral de desconfiança, incerteza e temor: levando com freqüência a enfrentar o próximo contra o próximo, irmãos contra irmãos”.

 

Por isso, o Papa exortou a que “enquanto eu me preparo para esta significativa viagem, peço-lhes de maneira especial que se unam a mim em oração pelos povos de Terra Santa e por esta região; para que possam receber os dons da reconciliação, a esperança e a paz”.

 

Logo depois de recordar que esta reunião anual da ‘Papal Foundation’ se dá em um ano marcado pela crise econômica global, o Pontífice assinalou que “como cristãos somos conscientes, entretanto, de que é especialmente em tempos difíceis nos quais temos que trabalhar ainda mais duro para assegurar que a mensagem consoladora de nosso Senhor seja escutada. Em vez de fechar-nos em nós mesmos, temos que seguir sendo portadores de esperança, força e apoio para outros, especialmente para quem não tem a ninguém que os cuide ou os ajude”.

 

Por esta razão, continuou Bento XVI “me é grato tê-los aqui. Vocês são exemplo de bons homens e mulheres cristãos que seguem confrontando os desafios que enfrentamos com valor. Certamente, a mesma ‘Papal Foundation’, através da grande generosidade de muitos, leva a cabo uma valiosa ajuda que deve ser realizada em nome de Cristo e sua Igreja. Por seu sacrifício e dedicação, estou muito agradecido por vocês: graças ao seu apoio a mensagem de Páscoa de alegria, esperança, reconciliação e paz pode ser mais amplamente proclamada”.

Finalmente e confiando os presentes à “amorosa intercessão da Virgem Maria” que é “nossa Mãe e a Mãe da Esperança”, o Papa reparte sua “Bênção Apostólica a vocês e às suas famílias como um pedido de alegria e paz no Salvador Ressuscitado”.