O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC),Dom Rubén Salazar Gómez,advertiu que o ano passado houve perto de 300 mil deslocados e por isso pediuao Governo ir às causas deste fenômeno e não só enfocar-se nos efeitos.

Duranteo seminário “Terras e Deslocamento Forçado” realizado na sede do Episcopado, oPrelado indicou que “somos conscientes de que não é fácil porque há um númeroconsiderável de deslocados e portanto as exigências de reparação são muito altas”,entretanto, assinalou que “os problemas do país continuam e enquanto não hajauma solução profunda para esta problemática seguirão havendo deslocados”.

Nessesentido, recordou que a Corte Constitucional expôs umas exigências “que oGoverno deveria tê-las mais em conta. Nós estamos permanentemente chamando aatenção sobre tudo do que implica a atenção aos deslocados. Portanto na medidado possível pedindo ao Governo que cumpra com suas responsabilidades”.

Seseguirmos atacando só o efeito, que é o deslocamento, indubitavelmente eles vãoseguir apresentando-se e o problema vai ser cada dia mais grave”, indicou.