Em um comunicado dado a conhecer ontem, o Arcebispo da Chihuahua, Dom José Fernández Arteaga, fez uma reflexão sobre a emergência sanitária atual no país e ressaltou que "esta situação que vivemos, nos questiona sobre o convencimento verdadeiro, pessoal e comunitário da nossa fé, que nos revela que dependemos de Deus".

No texto o Prelado destacou que se bem Deus "nos deu o mandato de crescer, multiplicar e cuidar da terra, nós sabemos que Ele segue sendo dono do ‘nosso’ corpo, dos ‘nossos’ membros e de ‘nossa’ saúde".

Seguidamente o Arcebispo recordou que "o quinto mandamento (Não matarás) nos manda respeitar a vida que chamamos nossa e a de outros" por isso "as precauções que livremente tomamos, são uma maneira de manifestar o amor que temos pelos outros, para proteger a saúde deles e a nossa, com o qual cumprimos a vontade do Senhor".

Ao referir-se logo ao Domingo, o Prelado recordou que este é o "dia do Senhor, se por esta ocasião não podemos participar da assembléia eucarística, será oportunidade de conversar com Ele, na assembléia familiar, escutá-lo em sua palavra que também se expressa nos acontecimentos e nos compromete com carinho filial a guardar sempre sua proximidade conosco".

A Igreja, continuou o prelado, " nos pede que no domingo os fiéis (além da obrigação da missa) se abstenham também daqueles trabalhos e atividades que impeçam dar culto a Deus, gozar da alegria própria do dia do Senhor ou desfrutar do devido descanso da mente e do corpo'. Isso sim nos seguirá urgindo nesse dia".

"Com toda consciência, não quero sugerir nenhuma 'reza' ou 'fórmula de oração' para estes dias sem Eucaristia. A oração de contemplação, de escuta, de expressão que nasce do fundo do nosso ser, será uma maneira de celebrar o dia do Senhor", acrescentou e precisou que "para os outros dias, temos as orações com que a tradição cristã nos enriqueceu".

Depois de comentar que "as visitas pessoais aos nossos templos, especialmente aonde temos a presença do Senhor na Hóstia Consagrada, poderão ser re-valorizadas", Dom Fernández convidou a "todos os presbíteros a que celebrem a Missa diariamente, em forma privada, para alcançar de Deus a o fim da epidemia e suas conseqüências".

Para ler o comunicado completo, em espanhol, ingresse em:

http://www.cem.org.mx/component/content/article/508/508.html