O Arcebispo de Corrientes, Dom Andrés Stanovnik, ofereceu detalhes de sua recente visita ad limina em uma conferência de imprensa em que explicou que "nós, os bispos, não temos sentido sem a comunhão com o Santo Padre".
Na roda de imprensa organizada pela Junta de Leigos e realizada no salão do santuário Nossa Senhora da Mercê, o Prelado correntino explicou, além disso, as implicâncias que tem uma visita ad limina.

“A Igreja é um organismo vivo, cuja cabeça é Cristo, que é quem governa. Ele o realiza por meio do Pedro e os Apóstolos, presentes em seus sucessores: o Papa   e o colégio dos bispos. Nós, os bispos, não temos sentido sem a comunhão com o Santo Padre”, disse e explicou que a visita ad limina "expressa precisamente isso, nossa comunhão com o Papa ”.

Bento XVI, disse Dom Stanovnik, “é muito diferente a como dizem alguns meios mal intencionados que  querem fazê-lo aparecer como um Papa intransigente, rígido, conservador, afastado da realidade, insensível, dogmático, e não é assim, mas exatamente o contrário. O lamentável é que isto que sustentam alguns meios acreditam alguns setores de nossa Igreja”.

“Bento XVI é extremamente agradável, desde o exato momento em que alguém se encontra com ele sente que não há distâncias porque é um homem simples e por isso faz tudo muito simples. As pessoas se sentem recebidas, acolhidas e próximas. Além disso, ele é uma pessoa que sabe escutar, porque as perguntas que faz são sobre o que alguém vai lhe comentando".

"O interior deste cristão que a Igreja ungiu como Bispo de Roma é de abertura, um homem que escuta; e, portanto, uma pessoa que escuta no âmbito pessoal também escuta a Deus; é um homem de profunda oração. É uma bênção ter um Pastor Universal assim”, concluiu.