Na Basílica de Maria Auxiliadora de Valdocco (Turim) será  apresentada e abençoada o próximo 25 de abril a urna que contém uma relíquia de Dom Bosco que percorrerá as distintas nações do mundo nas que se encontram presentes os Salesianos, “como preparação à celebração do bicentenário do nascimento de Dom Bosco que se celebrará em 2015”.
Segundo precisa a nota de imprensa, a peregrinação da relíquia, que atravessará os cinco continentes, “é uma iniciativa desejada pelo mesmo Reitor Maior dos Salesianos, dom Pascual Chávez Villanueva”. A apresentação e a bênção se realizarão depois de uma Eucaristia que presidirá o Padre Pascual Chávez.
Ao término da cerimônia, a urna iniciará sua peregrinação pelo mundo, começando pelas cidades da Lazio e logo seguirá a América Latina.
A primeira etapa internacional da peregrinação “se levará a cabo na região salesiana América Cone sul e atravessará o Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil”.
A relíquia de Dom Bosco estará na América até 2010; em Ásia desde novembro de 2010 até novembro de 2011; em África-Madagascar, desde dezembro de 2011 até agosto de 2012; na Europa desde maio de 2012 até agosto de 2013; e finalmente concluirá seu itinerário na Itália desde setembro de 2013 até janeiro de 2014.
Do mesmo modo, explica a nota, “a urna foi realizada em alumínio, bronze e cristal. A base representa uma ponte sustentada por quatro pilares sobre os quais foram gravadas as datas relacionadas com o bicentenário: 1815-2015. Os pilares laterais estão decorados com azulejos quadrangulares que representam rostos de jovens dos cinco continentes”.
No interior da urna foi colocada uma estátua de Dom Bosco similar a que se encontra na urna conservada na Basílica de Maria Auxiliadora, indica a nota.