O Vice-presidente da Conferência Episcopal Nicaragüense (CEN), Dom Abelardo Mata, confirmou ontem que o Episcopado solicitou formalmente um encontro com o Governo para abordar alguns temas de importância para o país, entre os que se encontraria o tema do aborto terapêutico. Entretanto, ainda não têm resposta.
O Prelado indicou que a semana passada a CEN fez chegar uma carta ao Presidente Daniel Ortega, pedindo dialogar, e que embora até o momento não receberam resposta, observaram que o Governo está evitando dita solicitude. Dom Mata disse além que desde dezembro do ano passado existe a vontade do Episcopado de reunir-se com o Governo, mas face às solicitudes, nunca obtiveram uma resposta.
Ao referir-se ao tema do aborto terapêutico, o Bispo descartou que os rumores sobre uma possível restituição do aborto terapêutico na legislação nacional, responda a um interesse do Governo de calar ao Episcopado, logo que este se manifestasse sobre a denúncia de fraude eleitoral nas eleições municipais de novembro de 2008.
“Não queremos pensar que as coisas se fazem por oportunismo político e não por convicção”, precisou a respeito.
Seguidamente Dom Mata comentou que “é normal que haja problemas com a autoridade, mais ainda quando a esta se lhe diz o que não quer escutar”.