Diversos bispos católicos do Paraguai lamentaram o anúncio de que o atual Presidente Fernando Lugo teve um filho com uma jovem de 16 anos quando ainda era Bispo na Igreja Católica.
Dom Mario Melanio Medina lamentou que “Fernando Lugo tenha mentido à Igreja Católica ao ter um filho sendo religioso”.
Lugo “não é o primeiro nem será o único que mentiu ou mentirá à Igreja, isto deve servir de lição a todos os sacerdotes”, disse o Prelado; quem assinalou que embora a decisão do Presidente de confessar o ato e reconhecer ao filho “é um ato de valentia”, “é lamentável que tenha tido uma relação com uma mulher em tempos em que ainda era religioso”.
Perguntado sobre se conhecia desta relação expressou que “antes havia rumores, mas nunca se confirmou que fosse certa a relação entre o então bispo e a jovem. Agora tudo se esclareceu e é questão de assumir as responsabilidades”, disse Dom Medina.
Por sua parte, Dom Claudio Giménez, Bispo de Caacupé, declarou à emissora local
780 AM que perante a revelação da relação por parte da mãe do filho de Lugo, “lhe correspondia um só caminho e tinha que optar pela verdade diante de seu povo”.
Dom Giménez rechaçou que o episódio que envolve ao ex-bispo seja uma argumento contra o celibato; “é mas bem um chamado evidente à fidelidade de parte dos sacerdotes”.
Dom Ignacio Gogorza, Bispo de Encarnacion, assinalou pelo contrário que o anúncio de que Lugo manteve uma relação com uma jovem a que lhe tinha administrado o sacramento da Confirmação “produziu muita dor”.
“Aceito como membro da Igreja  que todos podemos pecar, mas com muita dor”, disse Dom Gogorza.
“O que mais dói é que Lugo tenha mantido uma relação sendo ainda Bispo da diocese de São Pedro”, disse.