O Presidente da associação católica internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), o Pe. Joaquín Alliende, assinalou em uma carta enviada ao Papa Bento XVI que o desejo desta organização é "assistir à sua santidade e a todos os sacerdotes do mundo" apoiando-os com "nossa oração, nossa vida e nossa obra”, no marco do Ano Sacerdotal convocado pelo Pontífice.
Depois de lembrar que milhares de sacerdotes em todo mundo “também compartilham na atual crise financeira a pobreza dos pobres”, e que muitos são vítimas de perseguição, ameaças e privação de liberdade por causa de sua fé, o Pe. Alliende agradeceu ao Papa o anúncio do Ano Sacerdotal e expressou seu desejo que este seja “um ano de enorme gratidão para os sacerdotes e sua vocação, e que lhes permita redescobrir sua identidade sacerdotal em benefício de si mesmos, mas também em benefício de toda a Igreja”.
Que “a graça deste Ano Sacerdotal –prossegue– ajude aos sacerdotes a descobrir de novo a beleza de sua vocação e lhes outorgue uma nova fé em seu sacerdócio”. O sacerdote, precisou o Pe. Alliende, “nunca está sozinho” pois vive “em uma união fundamental com Cristo, que tudo o compartilha com ele; todos seus tesouros, mas também a solidão e o sacrifício pela redenção do mundo”.
O Presidente do AIN exorta logo aos fiéis a que “redescubram o dom do sacerdote e aprendam a valorá-lo” pois é “através do sacerdote como devem aceder ao coração de Deus”.
AIN, explica o sacerdote chileno, está “profundamente marcada pelo caráter sacerdotal da Igreja, mercê ao carisma de seu fundador, Pe. Werenfried van Straaten” quem sabia que, lembra o Pe. Alliende, “como associação pastoral, só podemos aliviar realmente a necessidade das pessoas se obrarmos com e para os sacerdotes”.
Por esta razão, a formação religiosa dos sacerdotes e a ajuda à pastoral sacerdotal em mais de 150 países seguirão sendo prioritárias para o AIN.
O Ano Sacerdotal anunciado pelo Papa Bento XVI de 19 de junho de 2009, na festividade do Coração de Jesus, até 19 de junho de 2010, tem como lema “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.