Ao final da audiência geral de hoje, celebrada na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI manifestou sua proximidade espiritual com as vítimas do terremoto que na segunda-feira sacudiu o centro da Itália, deixando até o momento 260 mortos,  e expressou seu desejo de visitar a zona “assim que for possível”.

O Santo Padre renovou seu "proximidade espiritual à querida comunidade de L'Aquila e de outros povos, duramente sacudidos pelo violento fenômeno sísmico dos passados dias, que provocou muitas vítimas, numerosos feridos e enormes danos materiais".

O Papa destacou "a solicitude com a que as autoridades, forças da ordem, voluntários e outros agentes estão socorrendo a estes nossos irmãos” porque “demonstra como é importante a solidariedade para superar juntos provas tão dolorosas”.

“Desejo dizer uma vez mais a aquelas queridas populações que o Papa compartilha sua pena e suas preocupações. Espero visitá-los assim que seja possível. O Papa reza por todos, implorando a misericórdia do Senhor pelos defuntos e o consolo materno de Maria e a esperança cristã pelos superviventes e os familiares".

O Papa Bento XVI saudou logo a mais de quatro mil estudantes de 200 universidades que participam esta semana em Roma no Congresso internacional UNIV, promovido pela prelatura do Opus Dei.

"Queridos amigos, vos exorto a responder com alegria à chamada do Senhor para dar um sentido pleno à vossa vida: no estudo, nas relações com os colegas, na família e na sociedade. ‘De que você e eu -dizia São Josemaría Escrivá- nos comportemos como Deus quer, não se esqueça, dependem muitas coisas grandes’, um ensinamento importante que é necessário meditar", explicou.