A Conferência Episcopal Boliviana (CEB), lembrou a quão bolivianos a Semana Santa é um chamado à coerência na vida cristã, e indicou que a instrumentalização dos grupos sociais e “imposição de ideologias não condizem com a liberdade dos filhos de Deus”.
Em sua mensagem por Semana Santa, os bispos convidaram a aproveitar estes dias para aprofundar o sentido da fé cristã, a qual leva aos fiéis a servir melhor aos irmãos e ao país, exercendo a liberdade e discernimento “em todos os acontecimentos de sua existência”.
O texto afirmou que o cristão defende e promove o dom da vida, recebida de parte de Cristo na cruz. Por isso, “os atropelos à dignidade humana, o enfrentamento fratricida, a insegurança cidadã, o narcotráfico, os assassinatos e toda violência que provoca morte constituem uma grave ofensa a Deus que ama a vida”.
Os bispos também destacaram a importância da democracia e o estado de direito, cujo objetivo é “garantir o exercício pleno dos direitos e liberdades fundamentais de pessoas e grupos sociais”, quem “não pode ser arbitrariamente manipulados por visões particulares em deterioro do bem comum”.
Nesse sentido, exortaram para que os valores da esperança, a reconciliação, o serviço a outros “e a vida plena em Jesus Cristo que reafirmamos durante estes dias (…), não sejam apagados pelos sentimentos de confrontação, divisão, avassalamento, autoritarismo, imposição, intolerância e atropelos à dignidade humana que ameaçam à família boliviana”.