Um Via Crucis que percorrerá o coração de Buenos Aires transformará a cidade em um “grande Santuário”, assinalou a Arquidiocese da capital argentina ao anunciar a realização do grande Via Crucis pela cidade na sexta-feira Santa.
“Nossa querida cidade se transforma em um grande Santuário onde se experimenta a presença de Deus que nos ama, une-nos e nos salva. Jesus nos convida a pôr na cruz nosso ser e nosso obrar”, assinala um comunicado da Arquidiocese de Buenos Aires, ao anunciar a realização do Via Crucis que partirá na sexta-feira Santa 10 de abril às 20:30 da Praça dos Dois Congressos depois da representação da Paixão e Morte do Senhor.
A procissão, presidida por Dom Oscar Vicente Ojea, Bispo Auxiliar de Buenos Aires, caminhará pela ampla Av. de Maio até a Praça de Maio.
Ali estarão nos esperando os coros da Basílica Nossa Senhora do Pilar e da Basílica de São José de Flores; entre outros.
O Via Crucis estará presidido pelo chamado “Cristo dos Genoveses”, de 125 quilogramas de peso, levado a pulso por um integrante dessa comunidade; seguido pela Cruz penitencial de Buenos Aires, de 12 metros de comprimento, carregada pelos fiéis e as imagens do Cristo do Bom Amor –conhecido como “o Cristo dos jogadores de futebol”, que se venera na Catedral Metropolitana– levado por jogadores de futebol de distintos agrupamentos esportivos, junto à imagem da Dolorosa acompanhada pelos seminaristas da Arquidiocese.
O Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, acompanhará a marcha junto aos fiéis e distribuirá a bênção no palanque montado na Av. de Maio.
“Na Semana Maior dos cristãos, os católicos de Buenos Aires encontramos uma expressão de fé cidadã em sexta-feira Santa acompanhando ao Senhor em seu caminho até a Cruz”, diz o comunicado.