O Bispo de Segorbe-Castellón (Espanha), Dom Casimiro López, convidou a seu clero, durante a celebração da Missa Crismal nesta segunda-feira a aspirar à santidade e dedicar especial atenção pastoral aos jovens.
Durante a homilia, Dom López insistiu em que “todos os batizados participam do sacerdócio de Cristo” e que “estão chamados à santidade”.
O Prelado lembrou que “a santidade dos fiéis não deriva dos pastores, senão que esta a favorece, estimula e alimenta”. Por isso, convidou a seus sacerdotes refletir sobre seu próprio caminho de santidade, para que dela surja “o impulso apostólico, a superação dos medos e dificuldades, e a animação da caridade”.
“O contexto no que vivemos não facilita a transmissão da fé nas famílias e a iniciação cristã e o conseguinte amadurecimento cristão é difícil”, reconheceu o Prelado, mas diante disso animou aos sacerdotes à esperança.
“É um fato que os jovens se afastam da fé, da vida cristã e da Igreja e isto não nos pode deixar nem indiferentes nem tranqüilos”; disse o Bispo; e adicionou que “se se propuser o Evangelho de Cristo com fidelidade, interessarão-se pela mensagem de Jesus”.
“Amem a nossos adolescentes e jovens, aproximem-se com simplicidade e carinho; precisamos conhecê-los para ser testemunhas transparentes e lhes oferecer a Cristo”, adicionou.
“Não se trata só de perdurar e agüentar, a fidelidade não é obstinação; é necessário um espírito atento para crescer em fidelidade, que é um dom e força de Deus que nos oferece seu amor”, concluiu Dom López.