O Irmão Álvaro Rodríguez, Superior Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, mais conhecidos como Irmãos de La Salle, encontra-se visitando as comunidades lasallistas da América Latina que conformam a Região Latino-americana Lasallista.
“O Ir. Álvaro se transladou de Roma para acompanhar a toda esta região do mundo, na qual se encontra boa parte de Irmãos jovens e uma variedade de obras que animam os Irmãos de La Salle na América Latina”, assinalaram fontes da Congregação.
“Isto foi motivo de alegria, de encontro e disposição para seguir continuando a obra do Senhor e fazendo Igreja neste continente que necessita muito escutar a Boa Nova de Jesus”, adiciona a nota.
O Ir. Álvaro acaba de concluir a etapa centro-americana de sua viagem. Uma de suas visitas mais emotivas foi em Huehuetenango ao ocidente da Guatemala, onde os Irmãos estão fazendo 50 anos de presença. Também visitou El Estor, Izabal, zona nororiental da Guatemala, onde os Irmãos de La Salle atendem aos indígenas Quéqchies faz 25 anos.
O Superior Geral é originário de Costa Rica, e serviu em diversos postos ao interior da congregação: primeiro como Vigário em 1993, até que em 2000 foi eleito para ser o 26º sucessor de São João Batista de La Salle, Fundador da congregação.
Os Irmãos das Escolas Cristãs foram fundados em Reims, França em 1680 por San Juan Batista de La Salle, atualmente são mais de 5,000 servindo em 82 países do mundo.
O carisma lasallista se distingue pela educação cristã e a evangelização através da escola.