Com ocasião da proximidade da Semana Santa, e da celebração da grande encenação pública da Paixão em Granada –conhecida como “Passio Granatensis” –, o Arcebispo desta cidade espanhola, Dom Javier Martínez, publicou uma carta convidando a fazer da celebração da Páscoa uma ocasião para reconhecer o valor da vida humana em todas suas dimensões.
“Desde aquela primeira Paixão –escreve o Prelado–, não há solidão humana, não há tristeza humana, não há pobreza humana da que Deus fique ausente”.
Graças à obra redentora de Jesus, “nossa humanidade foi elogiada além do que ninguém, em nenhuma cultura, poderia ter sonhado ou imaginado. Por isso, na redenção de Cristo, mais do que em nenhum outro lugar, revela-se a verdadeira grandeza e a transcendência de Deus. Ao mesmo tempo, e por isso mesmo, revela-se o fundamento mais firme -em realidade, o único fundamento suficientemente firme- para afirmar a dignidade sagrada de todo ser humano, sem exceção, do momento de sua concepção até sua morte natural”, adiciona.
Dom Martínez assinala que a Passio nas 22 estações que lotarão as ruas da cidade,  é “um canto à misericórdia infinita de Deus, que revela sua grandeza e sua glória revelando seu amor, entregando-se à morte por nossa vida e por nossa esperança”.
“Mas a Passio”, adiciona, “é também um canto à dignidade humana”. “É um canto à dignidade de todo ser humano, sempre, em qualquer circunstância, sem exceção alguma, nem sequer a dos inimigos”.
“E é precisamente este canto à dignidade do ser humano, de todo o ser humano, de todos os seres humanos, sempre, o que põe de manifesto a verdade do acontecimento cristão, a verdade do Deus cristão”, adiciona.
“A todos os abençoo de coração, e vos desejo uma celebração da Páscoa cheia da alegria de Cristo ressuscitado, e uma vida em que nunca falte a consciência da companhia e a presença de Cristo e a proteção da Virgem”, conclui.