O Arcebispo de Bogotá (Colômbia), Cardeal Pedro Rubiano, confirmou que na próxima Quarta-feira Santa descerá a imagem do Senhor Cansado de  Monserrate à capela se localizada junto à Catedral de Bogotá, devido ao fechamento do caminho de pedestres que conduz a Monserrate. A imagem permanecerá na capela até sexta-feira Santa.

Segundo precisa a nota de imprensa, o “reitor do santuário” de Monserrate, Padre José Daniel Falla, assinalou que devido ao peso de 150 quilogramas que tem a imagem será “transladada em teleférico”.

“É muito complexo descer a imagem por seu peso e pelo temor de que não lhe aconteça nada, é a imagem mais antiga da colônia e qualquer vibração ou movimento em falso poderia deteriorá-la”, explicou.

Do mesmo modo, a Arquidiocese informou que no sábado Santo “o serviço de transporte em funicular e teleférico até o morro de Monserrate será gratuito a partir de 17:30 para a vigília pascal”.

A nota precisa que esta será “a quarta vez em 350 anos que a imagem do Senhor Cansado de Monserrate desce à Catedral de Bogotá”.