Deputada-a mexicana Rocio García Olmedo, membro do Partido Revolucionária Institucional (PRI) e promotora do aborto, assinalou que irá às instâncias internacionais, inclusive ao Presidente norte-americano Barack Obama, para frear o caminho legal empreendido em vários estados mexicanos para consagrar legalmente o direito à vida do não nascido.
Falando durante o 12º Encontro Feminista do América Latina e o Caribe sobre os direitos das mulheres, García Olmedo assinalou que o mais recente “assalto contra o direito ao aborto o estão sofrendo as companheiras poblanas”.
Em efeito, o estado de Puebla se converteu no cenário da mais recente batalha para obter uma reforma constitucional estatal que proscreva o aborto.
Logo de acusar à Igreja de violar a separação igreja-estado, García Olmedo anunciou que apresentará o caso mexicano ante a conferência internacional “Cairo +15” que se realizará em abril em Nova Iorque.
“Eu vou estar apoiando esta luta e vamos ver a que conclusão chegamos. Vamos tentar tratar de que caia no chão esta reforma com o apoio de organizações internacionais”, disse a legisladora, quem também informou que espera contar com o apoio da administração do Presidente Barack Obama, quem recentemente assinou a suspensão da política de Cidade de México, que impedia o investimento de recursos norte-americanos para promover o aborto no mundo.
Segundo a congressista, à conferência internacional “Cairo +15” –que se realiza aos 15 anos da cúpula de População do Cairo-,  “assistirão legisladoras de diversos estados da República e representantes de organismos de mulheres que estão contra as disposições legais (contra a legalidade do aborto), que exporemos o retrocesso causado aos direitos adquiridos pelas mulheres”.
Finalmente, a congressista expressou seu rechaço a que Puebla se converteu no quinto estado que aprova uma reforma constitucional pro-vida. “A legislatura poblana não tomou em conta os direitos adquiridos pelas mulheres, nós vamos seguir na luta”, concluiu.