Com grande expectativa e fortes medidas de segurança entre em 21 de novembro e 2 de janeiro se expor às relíquias de São Francisco Xavier na Basílica do Bom Jesus em Goa na costa ocidental da Índia.

Conforme informou a agência vaticano Fides, depois do recrudescimento dos ataques de extremistas hindus registrados na Índia, a comunidade local instalou câmaras de circuito interno, policiais com detectores de metais e um serviço de voluntários que garantirá dentro e fora da igreja a ordem e a segurança dos peregrinos.

Estima-se que uns três milhões de peregrinos cheguem à Basílica, muitos passarão a noite dentro do complexo da Basílica ou acampando nos arredores.

Dom Filippo Neri Ferrao, Arcebispo de Goa e Daman, pediu aos peregrinos que colaborem com as medidas de segurança, levando seus documentos de identidade e uma carta de apresentação do pároco ou de uma autoridade eclesiástica.

Por sua vez, o Padre Sábio Barreto, reitor da Basílica do Bom Jesus afirmou que não se pode proibir esta prática de peregrinação tão enraizada desde os tempos antigos, explicando que “com algumas precauções, podemos estar seguros da sinceridade dos peregrinos que chegam”.

Francisco Xavier chegou a Goa em 1542. A primeira exposição de seus restos foi em 1782. Desde 1864 esta prática se fez menos freqüente por motivos de segurança e depois se fixou a cada dez anos. A última teve aconteceu entre em 21 de novembro de 1994 e em 7 de janeiro de 1995.