Uma maratona enlaçará as cidades de Jerusalém e Roma entre os próximos 23 de abril e 27 de maio, coincidindo com a visita a Israel do Papa Bento XVI, que se desenvolverá de 8 a 15 de maio.

A iniciativa, que foi organizada pela Fundação João Paulo II, foi apresentada ontem em Roma. Seu objetivo é comemorar os dois mil anos do nascimento de São Paulo no marco do Ano Paulino em honra ao Apóstolo dos Gentis.

Por esta razão, a corrida seguirá os passos de São Paulo e passará por alguns dos lugares dos que o Apóstolo dos Gentis pregou o Evangelho, pondo as bases para a posterior expansão da Igreja.

O percurso soma 1.300 quilômetros e atravessa cinco países, que são Israel, Grécia, Malta, Itália e Cidade do Vaticano. A maratona partirá em 23 de abril desde Belém, a cidade onde nasceu Jesus, e chegará na Praça São Pedro do Vaticano em 27 de maio.

A última etapa, em Roma, estará repleta de atividades paralelas, entre elas, uma vigília espiritual na basílica de São Paulo Extramuros e a saudação do Papa Bento XVI na praça São Pedro.

A Fundação João Paulo II pelo esporte nasceu com o objetivo de recolher o legado do Papa polonês, que além de ser um grande amante do esporte, destacou seu valor formativo e espiritual em numerosas ocasiões. Por esta razão, o evento também servirá para comemorar o 25 aniversário da celebração do primeiro Jubileu dos esportistas, que foi promovido por João Paulo II em abril de 1984.