O Arcebispo do México, cardeal Norberto Rivera, assegurou que o roubo de arte sacra no centro histórico do Df diminuiu notavelmente,  por causa de uma maior coordenação policial entre os governos federal e da capital, logo depois de que este delito chegou a níveis alarmantes.

 Estas declarações foram formuladas pelo Cardeal logo depois de inaugurar na cúria do Arcebispado as jornadas de estudo de arte sacra, que iniciou com a apresentação do livro “Arquitetura religiosa do Distrito Federal do século XVI ao XX”.

O cardeal  ressaltou a recuperação  de obra roubadas que hoje novamente estão nos museus ou templos originais, sublinhando que tudo “é produto de um trabalho coordenado de vigilância entre as autoridades federais e locais, com ajuda da Igreja e a cidadania”.

Do mesmo modo, assinalou que embora a enorme maioria das obras são propriedade do governo federal, as que melhor podem cuidar destes bens são as autoridades do Distrito Federal.

Por outro lado, o Cardeal Rivera disse que  o Comitê do Centro Histórico, do que forma parte a Igreja, solicitou um novo imóvel para que se instale  um lugar onde não só se mostrem  obras de arte sacra, mas também também funcione como oficina para artesãos  especializados na restauração e conservação deste tipo de obra. “seria bom que a cidade do México contasse com um centro que funcione não tanto como museu, onde se cultivem também todas estas expressões de arte, e assim possa cuidar-se melhor deste patrimônio e inspirar novas obras”, concluiu.