Na recepção ao Presidente do Movimento pela Consulta e os Direitos Cidadãos (MCDH), Edgardo Condeza, o Presidente da Conferência Episcopal do Chile e Bispo de Rancágua, Dom Alejandro Goic Karmelic, alentou aos fiéis a “ser generosos na doação de órgãos”; e convidou a realizar este ato de compaixão “de maneira livre e sem pressões”.
Segundo precisa a nota o Prelado se expressou assim “a propósito do caso do manino Felipe Cruzat, quem espera um coração para seguir vivendo, e de tantas outras pessoas que estão na mesma situação”; e convidou aos chilenos a ser generosos na doação de órgãos para prolongar a vida de outro ser humano”.
Felipe Cruzat é um menino argentino que se encontra internado no Hospital Clínico da Universidade Católica há 65 dias, e que está à espera de um transplante de coração para seguir vivendo.
“Muitas vezes a Igreja falou sobre a necessidade de ser generosos e tomar a decisão de ser doador com antecipação para que quando surgirem emergências como as do Felipe se possam resolver”, assinalou o Bispo de Rancágua.
Deste modo o presidente do MCDH, apresentou ao Prelado a Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência, que “começará em 2 de outubro, Dia Internacional da Não-Violência”; e com a que, explicou, busca-se “gerar consciência social sobre a necessidade da paz e a não violência”.
Dom Goic ressaltou esta iniciativa e assinalou que “de gerar em todo mundo uma corrente para que haja um desarmamento e se obtenha a paz e uma maior justiça social, obviamente que a Igreja convidará aos leigos para que se comprometam a trabalhar nisto”.