Dom César Franco Martínez, Bispo Auxiliar de Madri (Espanha), encerrou a fase diocesana do processo de canonização do Servo de Deus José Maria Hernández Garnica, quem “dedicou sua vida à evangelização tanto na Espanha como na Inglaterra, Irlanda, França, Austria, Alemanha, Suíça, Bélgica e Holanda”.
Conforme assinala a nota de imprensa, Dom Franco pediu no ato que o Padre Hernández, membro da Prelatura do Opus Dei, “seja incentivo para nós, estímulo para a santidade, como todo cristão deve ser”.
“Oxalá tenhamos que fazer mais processos como este, que são amostra da vitalidade da Igreja”, adicionou o Prelado.
Para o Diretor do Escritório para as Causas dos Santos do Opus Dei na Espanha, José Carlos Martín de la Hoz, “o ter caminhado por caminhos tão distintos, em contínua adaptação a diversas culturas e ambientes, faz-lhe ser um bom exemplo para a evangelização da velha Europa”.
Do mesmo modo, explica a nota, no ato “se fecharam e lacraram as caixas que contêm os fólios com as provas documentárias e os testemunhos reunidos pelo tribunal desde fevereiro de 2005, que serão enviadas à Congregação para as Causas dos Santos para a obtenção do decreto de validez do processo”.
O Padre Hernández Garnica foi admitido no Opus Dei em 1935; e um dos três primeiros da Prelatura que se ordenaram sacerdotes em 1944. Do mesmo modo, foi um dos principais colaboradores do fundador São Josémaria Escrivá de Balaguer.