O Papa Bento XVI nomeou a Dom José Mazuelos Pérez como novo Bispo de Xerez da Fronteira. O novo Prelado, que se desempenha atualmente como Delegado diocesano para a Pastoral Universitária da Arquidiocese de Sevilha sucede assim a Dom Juan del Rio Martín, quem foi nomeado para exercer o governo pastoral no Arcebispado militar.
Dom Mazuelos Pérez nasceu em Ursina (Sevilha) em 9 de outubro de 1960. antes de iniciar os estudos eclesiásticos se licenciou em Medicina (1983) e exerceu como médico em seu povo natal e, durante o serviço militar, no Hospital Militar de São Carlos de São Fernando (Cádiz).
Desde 1985 a 1990 cursou os estudos eclesiásticos no Seminário de Sevilha e foi ordenado sacerdote em 17 de março. É Licenciado (1995) e Doutor (1998) em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Também em Roma realizou o curso de Aperfeiçoamento em Bioética na Faculdade de Medicina Gemelli.
exerceu, entre outros, os seguintes cargos: Pároco na Paróquia rural de São Isidro Lavrador, do Priorado de Lora del Rio, de 1990 a 1993. Depois se transladou a Roma para ampliar estudos e a sua volta, em 1998, foi nomeado Pároco de Santa Maria das Neves de Benacazón e Subdiretor do Serviço de Assistência religiosa da Universidade de Sevilha, do que atualmente, e desde 2000, é Diretor. Também desde 2000 é Delegado Diocesano para a Pastoral Universitária e Diretor Espiritual da Irmandade dos Estudantes da Universidade Hispalense. Além disso, e desde 2002, é Cônego Penitenciário da Catedral de Sevilha. É consultor da Subcomissão de Família e Vida da Conferência Episcopal Espanhola.
No campo da docência foi, durante o curso 2003-2004, Professor do Mestrado de Bioética da Universidade de Canárias e Professor de Moral do plano de formação sistemática do professorado de religião de Sevilha. Desde 2003 até 2005 ministrou aulas de Teologia Moral no Centro de Estudos Teológicos de Sevilha e atualmente ministra esta matéria no Instituto Teológico San Juan de Ávila e no Instituto Superior de Ciências Religiosas da diocese de Xerez da Fronteira.