O Arcebispo de Chicago e Presidente da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Cardeal Francis George, dirigiu uma videomensagem aos católicos do país para que se pronunciem contra a anunciada medida da administração Obama que obrigaria aos agentes sanitários pró-vida praticar abortos deslocando ao país “da democracia para o despotismo”.
A fins de fevereiro, o Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca informou que analisa uma proposta para que se possa atuar legalmente contra os trabalhadores médicos e as instituições que se opõem a cooperar em abortos.
O Cardeal George explica em sua mensagem que a norma é "uma parte da gama de proteções legais" para os trabalhadores da saúde que se opõem a participar de "o aborto e outros procedimentos assassinos" que contradizem sua fé pelo que exige o respeito da liberdade religiosa e a liberdade de consciência pessoal.
Falando em nome dos bispos americanos, que são "bispos católicos e cidadãos americanos", o Cardeal George expressou sua profunda preocupação porque a eliminação da norma seria "o primeiro passo no deslocamento do nosso país da democracia ao despotismo".
"Nenhum governo deve intervir entre uma pessoa e Deus. Este é um verdadeiro terreno comum para nós americanos”, indicou.
"por que não deveria nosso governo e nosso sistema jurídico permitir a objeção ante uma ação moralmente má, como a morte dos bebês no ventre de sua mãe?", questionou o Cardeal.
"A gente sabe o que ocorre realmente em um aborto e nos procedimentos relacionados nos que um membro da família humana é assassinado e ninguém deve ser obrigado pelo governo a atuar como se estivessem cegos ante esta realidade”, precisou.
O Arcebispo alentou aos católicos a pronunciar-se ante o Governo através dos canais de comunicação  com a cidadania e expressem sua opinião.
O Episcopado dos Estados Unidos elaborou a página Web http://www.usccb.org/conscienceprotection/ sobre este tema e o vídeo do Cardeal George pode ver-se em http://www.youtube.com/watch?v=6NoCRwMqVzQ