Os bispos canadenses iniciaram uma investigação sobre o grupo católica Desenvolvimento e Paz, que pertence à Conferência Episcopal de Canadá, logo que alguns reportes de imprensa denunciaram que estaria destinando recursos a entidades que promovem o aborto na América Latina.
O Bispo Auxiliar de Toronto, Dom Richard Grecco, declarou a Catholic News Agency (CNA) que os prelados já estão sabendo das denúncias e vão verificar a informação.
Faz uns dias, LifeSiteNews informou que os recursos da Organização Católica Canadense para o Desenvolvimento e Paz (CCODP) estão-se distribuindo entre organizações que apóiam a legalização do aborto e alentam a distribuiçao de anticoncepcionais como a filial mexicana das auto-denominadas Católicas pelo Direito a Decidir.
O diretor de programas internacional de CCODP, Gilio Brunelli, admitiu ante LifeSiteNews que não têm “uma política a favor ou em contra” do aborto porque esse não é "nosso papel. É o papel dos nossos bispos”.
Por sua parte, a publicação National Catholic Register informou que a entidade também apóia a grupos que promovem a chamada “saúde reprodutiva” na Bolívia, como o Centro de Promoção e Saúde Integral (CEPROSI). 
Em declarações a CNA, Dom Grecco assegurou que espera e reza para que as acusações sejam falsas. “Se este não for o caso, espero que CCODP cesse seu apoio a projetos e suas conexões com sócios internacionais que apóiem ou financiem abortos”.
“Os católicos, especialmente aqueles que colaboram generosamente com a entidade necessitam e merecem ter a certeza de que os esforços do CCODP no mundo estão de acordo com os valores e os ensinamentos católicos”, adicionou.