O Vicariato de Puerto Carreño confirmou o assassinato de dois sacerdotes redentoristas: Pe. Gabriel Fernando Montoya Tamayo e Pe. Jesus Ariel Jiménez, ocorrido na noite de 16 de março no município de La Primavera, no departamento oriental de Vichada.
Os fatos, precisa a nota de imprensa publicada pelo Episcopado colombiano, "registraram-se no setor de La Páscoa, em jurisdição do município de La Primavera, no departamento de Vichada. Ainda não são claros os móveis nem os responsáveis pelo fato".
"Entraram dois desconhecidos e assassinaram aos padres, quem dirigia um internato indígena", revelou na emissora RCN Radio o Pe. Luis Carlos Jaime, Superior da comunidade redentorista em Bogotá.
"O Padre Fernando tinha oito anos de estar trabalhando ali, enquanto que o Padre Jesus Ariel tinha chegado este ano como superior do internato", precisou. Deste modo indicou que "não se sabe quem foi" os responsáveis pela morte dos dois sacerdotes. "Chegaram e os assassinaram. Eles estavam em suas habitações, inclusive estavam conectados à Internet", disse o sacerdote.
"Deu-se aviso à Polícia e se iniciaram as operações, mas não sabemos se for delinqüência comum, guerrilha ou paramilitares. Neste momento estão nos trâmites da investigação", afirmou o Superior redentorista.