O Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, presidiu a cerimônia do início do Ano Pastoral 2009 na Arquidiocese, e afirmou que um dos objetivos é que “em nossa Igreja inteira aconteça um despertar missionário” e que viva “em permanente estado de missão”.
O Cardeal afirmou que a missão arquidiocesana vai em sintonia com os objetivos traçados pelos bispos latino-americanos em Aparecida. “Queremos viver em uma Igreja que implora permanentemente ao Espírito Santo e que sai permanentemente do Cenáculo enviada Por Deus na força de seu amor. Isto é fundamental”, afirmou.
Nesse sentido, o Cardeal Errázuriz assinalou que “não obteríamos nada (…) sem a força do Espírito Santo e sem a irrupção do Espírito em um novo Pentecostes em nossa Igreja”.
O Arcebispo também recordou que o ponto de partida de cada dia é “o encontro com o Jesus Cristo”. “Perderia toda sua vitalidade, todo o esforço missionário que queremos fazer se não estivesse sempre renovando o ardor no encontro com o Jesus Cristo”, indicou.
Por sua parte, o novo Vigário Geral de Pastoral, Pe. Cristián Precht, apresentou aos milhares de participantes da cerimônia, o Plano Pastoral de Santiago para os próximos quatro anos.
O sacerdote disse que nenhum católico “pode subtrair-se” à Missão Continental em Santiago. A missão, explicou, “não se trata de ações missionárias, mas sim de um processo que começa agora e que se prolongará no tempo em distintos passos, muito especialmente ao serviço dos irmãos que se sentem mais longe de nossa comunidade eclesiástica”.